Carros Voltarão a Circular no Calçadão da Rua dos Andradas com Tráfego Controlado
O calçadão da Rua dos Andradas, situado no Centro Histórico, deverá receber sinalização viária com o objetivo de autorizar a passagem controlada de veículos. A medida é vista como um esforço para revitalizar a área, especialmente no período noturno.
Serão implementadas faixas de tráfego e instaladas placas indicativas. A circulação veicular será permitida em horários específicos, como entre 18h e 6h, mas poderá haver autorização em outros períodos.
Justificativa e Impacto
A liberação visa facilitar o acesso aos edifícios da região, permitindo embarque e desembarque sem a necessidade de longos deslocamentos a pé, e incentivando maior movimentação na via.
A recente substituição do piso do calçadão, que passou de lajota para um pavimento de concreto mais resistente, já antecipava a intenção dessa alteração.
O secretário municipal de Planejamento e Gestão, Cézar Schirmer, explicou que a iniciativa faz parte da análise das causas de degradação do centro. A meta é solucionar a dificuldade de acesso a escritórios e apartamentos. Segundo Schirmer, não se tratará de “trânsito normal, mas sim um tráfego controlado”, configurando “mais um instrumento possível para revitalizar o centro.”
Impasse Pendente: Ocupação do Calçadão
Para que a mudança seja efetivada, a prefeitura precisa resolver a situação dos vendedores ambulantes que ocupam o calçadão. Embora a promessa fosse de que as obras do Quadrilátero Central eliminariam esse tipo de comércio, a prefeitura informa que os atuais ocupantes são de população indígena, cuja remoção é de responsabilidade da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai).
A administração municipal está negociando a criação de um espaço dedicado aos indígenas na Rua José Montauri. Uma reunião sobre o tema já ocorreu com o Ministério Público Federal, contudo, o desfecho da situação ainda não tem previsão.
Com as informações GZH
Imagem: Alex Rocha/PMPA