Projeto que autoriza câmeras nas salas de aula é sancionado pela Prefeitura de Porto Alegre
A Prefeitura de Porto Alegre sancionou nesta quinta-feira a lei que autoriza a instalação de câmeras nas salas de aula e áreas comuns das escolas municipais. A medida, proposta pelo vereador Jessé Sangalli (PL), foi aprovada pela Câmara Municipal em 9 de outubro e tem como objetivo aumentar a segurança nas instituições de ensino.
A prefeita interina Comandante Nádia (PL) avalizou o texto, que prevê a criação de um sistema de monitoramento com captação de vídeo e áudio durante o horário escolar.
As filmagens serão de acesso restrito e só poderão ser consultadas por autoridades em casos de investigações.
Apesar de a oposição ter votado contra por receio de cerceamento da liberdade de cátedra dos educadores, a matéria foi aprovada. A prefeita interina e coautora da proposta defendeu a medida, argumentando que ela protege alunos e “resguarda o bom professor” contra falsos testemunhos.
A regulamentação e a execução do projeto dependem de disponibilidade orçamentária, mas o vereador proponente e o deputado federal Luciano Zucco (PL), presente na cerimônia, prometeram destinar emendas para viabilizar a compra e instalação dos equipamentos.
Zucco, que tem background em segurança, afirmou que a medida é essencial para garantir o bem-estar dos estudantes e otimizar a qualidade das aulas.
Imagem: Alex Rocha/PMPA