Últimas notícias, agenda cultural, esportiva, turismo e muito mais
{"remix_data":[],"source_tags":[],"total_draw_time":0,"total_draw_actions":0,"layers_used":0,"brushes_used":0,"photos_added":0,"total_editor_actions":{},"tools_used":{"transform":1},"is_sticker":false,"edited_since_last_sticker_save":true,"containsFTESticker":false}

Jovem Transplantada que se Casou em Hospital de Porto Alegre Morre Enquanto Aguardava Novo Fígado

A estudante Caroline Oswald, de 27 anos, faleceu na tarde do último sábado (15) enquanto estava internada na Santa Casa de Porto Alegre, onde aguardava um segundo transplante de fígado.

​Caroline estava hospitalizada desde abril deste ano. Em um momento de sua internação, a jovem celebrou seu casamento com Fabiel Martins Morrone em uma capela dentro do próprio complexo hospitalar, em julho.

​Trajetória e Despedida

​Caroline era aluna do curso de Farmácia na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA).

​A UFCSPA divulgou uma nota de pesar, informando que o velório de Caroline Oswald ocorre neste domingo (16) no Cemitério Bom Pastor, na cidade natal da jovem, São Lourenço do Sul. O sepultamento está marcado para as 15h.

​A jovem conheceu seu marido há 11 anos. Eles residiam em Porto Alegre há cerca de seis anos para que Caroline pudesse dar seguimento ao seu tratamento.

​Na ocasião do casamento, Fabiel Morrone relatou que o casal permaneceu na capital após a estudante ser chamada para o primeiro transplante. Caroline, por sua vez, destacou a força do amor do casal: “Essa bênção que a gente recebeu hoje só fortalece o amor que eu sinto pelo Fabiel, que sempre esteve junto comigo e me acompanhou nesses 11 anos de jornada de doença, de tratamento, de dias felizes, dias tristes”.

​Transplantes na Santa Casa

​A Santa Casa de Porto Alegre, onde Caroline estava internada, registrou 354 procedimentos de transplante no primeiro semestre de 2025. Desse total, foram 227 transplantes de órgãos e 127 de tecidos.

​O número representa um aumento de 25% em relação ao mesmo período de 2024, superando também os dados de 2023. Recentemente, a instituição atingiu a marca de 6,5 mil transplantes renais desde o início do serviço, em 1977, conforme Valter Garcia, chefe do serviço de transplante renal.

​A instituição conseguiu retomar os níveis de procedimentos de transplante após a interrupção de quase um mês causada pelas inundações de 2024.

Imagem: Arquivo Pessoal

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.